Startups em estágio de ideação almejam investimento para viabilizar os próximos avanços de seu modelo de negócios, porém este pode ser o início de um grande declive.
Fonte: Mauro César – CMO da Growth Capital Strategy
Esse cenário de investimentos em startups tem ficado limitado principalmente para as que se encontram no early stage (estágio inicial). A Aon junto com a TTR Data, empresas de gerenciamento de risco e inteligência de mercado respectivamente, divulgou em conjunto um relatório do primeiro trimestre de 2024 em que houve 376 transações no Brasil, representando uma queda de 22% em relação ao mesmo período de 2023, movimentando um capital de US$ 8,066 bilhões, uma redução de 2% em relação ao mesmo período do ano passado.
Isso indica que houve menos transações, apesar de o valor total em movimentações ter sido muito similar, o que implica que o ticket médio dos aportes aumentou. Isso também aponta para uma preferência dos investidores em negócios em estágio de maturidade mais elevada, que tomam os holofotes das startups early stage. Devido a isso, no atual cenário econômico, os editais de fomento público ganham bastante relevância para esses negócios.
Entretanto, a partir disso surge um novo desafio: Como aplicar de maneira inteligente o recurso recebido?
Muitas startups sonham com o momento em que receberão investimento, pois a partir daí acreditam que estão fadadas ao sucesso, no entanto a parte mais difícil ainda está por vir…
“Para quem não sabe para onde vai, não existem ventos favoráveis”
O processo de planejamento estratégico pode ajudar a startup a estabelecer métricas claras de desempenho e benchmarks para acompanhar seu progresso ao longo de sua curva de maturação. Isso não só permite que a empresa avalie sua eficácia na implementação da estratégia, mas também fornece uma base sólida para comunicar seu progresso aos investidores e outras partes interessadas. Além de conseguir mudar de curso ou abandonar avenidas ineficientes a fim de economia de tempo e recursos financeiros.
Hi, this is a comment.
To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.
Commenter avatars come from Gravatar.